sábado, 9 de outubro de 2010

UFSC pode ter novo campus no Sul da Ilha de Santa Catarina

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está para criar o campus do Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, em parte do terreno onde hoje ficam a Fazenda da Ressacada e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (Cefa) da Celesc, na região da Tapera.

Para a proposta ser concretizada, precisa ser feita a permuta entre o terreno da instituição com o do Cefa. A troca, para a construção do acesso do novo Aeroporto Hercílio Luz, está emperrada por problemas de penhora de outro terreno do Estado, que faz parte das negociações.

Hoje, no terreno de mais de 1,7 milhão de metros quadrados da UFSC, funciona a Fazenda Experimental da Ressacada, onde são as aulas práticas dos cursos do Centro de Ciências Agrárias. Após a troca de 490 mil de metros quadrados da universidade com os 435 mil de metros quadrados do Centro de Treinamento da Celesc, a instituição de ensino projeta transformar o local no novo campus.

O espaço da estatal conta com 7 mil de metros quadrados de área construída, com salas de aula e refeitório para 150 pessoas, o que possibilitará a utilização imediata do local.
Discussão existe desde 2008

Para a construção do novo campus, a UFSC já tem garantidos recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) de R$ 226 milhões para os próximos quatro anos.

A troca de terreno está em discussão desde 2008, quando o Estado encaminhou o projeto de lei 234.6 de 2008 para a Assembléia Legislativa. Até o momento, a proposta não saiu do papel por causa de penhoras nos prédios públicos.

Mais acessos e uma nova via
A via para o novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz vai ter dois acessos para as futuras instalações do campus Sul da UFSC. A rodovia deve ficar pronta até março de 2014, quando está prevista a inauguração do terminal de passageiros. Parte do projeto deve começar este mês, com a interseção no bairro Carianos.

Seriam construídos 6,7 quilômetros de acesso ao aeroporto, mas, em uma audiência no último ano, ficou acertada a ampliação para 10 quilômetros com a duplicação desde o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, passando pela avenida Diomício Freitas, até o estádio da Ressacada. Uma obra que vai custar R$ 108 milhões. Perto do estádio será construída a interseção com cinco acessos para o reduto dos avaianos, um para o Sul da Ilha e um para o antigo aeroporto.

Clube já investiu R$ 5 milhões

No final do último ano, o presidente do Avaí, José Nilson Zunino, representantes da prefeitura e do Senado buscaram verbas com o Ministério das Cidades para complementar a obra. O projeto do trecho, feito pela empresa Prosul, foi bancado pelo clube. Já foram liberados R$ 5 milhões para a interseção, com uma contrapartida de R$ 2 milhões do Estado.

— Nos garantiram que começariam até outubro. Não vi nada até agora. Se ficar para o ano que vem, um quarto da verba será perdida — alerta Zunino.

De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), William Ernst Wojcikiewicz, a licitação depende da Caixa Econômica:

— Falta apenas a Caixa liberar os recursos. Estamos no aguardo, porque os bancários estão em greve.

A Caixa informou que o dinheiro não foi disponibilizado por falta de entrega de documentos, como o de aprovação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e do licenciamento ambiental da Fundação de Meio Ambiente (Fatma).

Para todo o acesso ficar pronto antes da conclusão do terminal de passageiros, previsto para março de 2014, a obra precisa começar em março de 2012, pois o prazo de conclusão é de dois anos. Isso significa que o Estado tem apenas um ano e meio para buscar recursos e fazer a licitação.

A assessoria de imprensa do Deinfra informou que para chegar à fase de licenças ambientais e contratação de empresas é necessária uma série de desapropriações envolvendo o município, além da permuta dos terrenos da Celesc, Estado e UFSC. Entre as possibilidades levantadas pelo Estado para obtenção dos R$ 108 milhões para a obra, está a contratação de financiamentos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário de Obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, diz que as desapropriações dependem do Estado, que assinou em maio um termo de cooperação para injetar R$ 9 milhões para arcar com as indenizações pendentes. Segundo ele, o município já investiu R$ 13 milhões.


Trajetos
Via para o aeroporto
- Investimento – R$ 108 milhões
- Prazo de conclusão – dois anos – mas ainda não foi iniciada
- Previsão de conclusão da obra – até março de 2014
- Extensão – cerca de 10 quilômetros
Interseção no Bairro Carianos
- Extensão – 1 quilômetro
- 5 acessos para o estádio da Ressacada
- 1 acesso para o aeroporto
- Investimento – R$ 7 milhões
- Prazo conclusão – um ano
- Previsão começo da obra: até o final do mês
Fonte: Deinfra

Fonte: ClicRBS - Diário Catarinense, em 07/10/2010.

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