quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Outubro Rosa



Outubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama.
A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. O exame é simples e já salvou milhares de vidas.
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas.
Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.
Para incentivar o exame preventivo do câncer de mama, prédios como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Catedral – em Brasília, e vários monumentos e edifícios famosos em outros lugares do Brasil e do mundo ganham tons de rosa e a iluminação especial permanece assim durante todo o mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário